Páginas

.:.

Chá dos 3

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Isso é História - A saga das Benzedeiras



Olá queris...

Acho que nunca falei isso aqui (não que seja algo assim, uau), mas a minha monografia foi sobre benzedeiras.

Durante boa parte da minha graduação uma das minhas maiores angústias era sobre o assunto do TCC. Não sabia sobre o que fazer e via todas os meus amigos já super decididos sobre os seus temas, o que só aumentava o meu desespero. 
Quem me conhecia melhor sugeria trabalhar com história do imaginário, da sensibilidade, alguma coisa relacionada a antropologia. Mas eu queria abraçar o mundo e não tinha foco, até que a colega e amiga Pri (Parole, parole, parole) me apontou a possibilidade de um trabalho sobre benzedeiras.
Conversei com o desorientador sobre e ele foi claro ao dizer que não sabia nada do assunto, mas abraçava a minha escolha. Então foi assim que mergulhei durante um ano em um mundo sobre feiticeiras, rezadores, boticários, dentistas, ervateiros, homeopatas, parteiras entre tantas outras curandeirices, artes e ofícios de curar. Ao invés da caça às bruxas, foi uma caça à benzedeiras e benzedeiros.
Entrevistei muita gente, aprendi coisas que jamais pensei que fossem reveladas a mim e na apresentação da mono tirei um 10 que nem esperava, pois o assunto é tão subjetivo. 
A magia de alguma forma foi compartilhada nos meus escritos.
Nessa caminhada encontrei muita gente que estuda a sério a história da saúde. Trabalhos densos, poéticos, engraçados, lindos...
E o Muhm (Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul) foi uma das minhas boas descobertas. Entre exposições e pesquisas interessantíssimas, uma em especial fez meu coração bater mais forte: Mulheres e Práticas de Saúde - Medicina e Fé no Universo Feminino. Para ver a página da exposição é só clicar aqui.
Nessa pesquisa foi feito um vídeo com entrevistas de benzedeiras. Um vídeo lindo, sensível e que serviu de inspiração para a composição do meu trabalho.

Compartilho com vocês o vídeo. Uma maneira singela de demonstrar a minha eterna gratidão a esses homens e mulheres que dividiram comigo seus segredos e palavras mágicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...