Páginas

.:.

Chá dos 3

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Isso é História - Rio Pardo

Olá queris,

Sábado minha grande amiga Pri me convidou para passear em sua cidade, Rio Pardo, que fica bem pertinho da minha (não chega dar 1 hora até lá).
Adorei o convite e rezei para que aqueles tempos chuvosos dessem uma trégua. São Pedro, que agora também é padroeiro das licenciadas em história, ouviu as minhas preces e sábado foi um dia lindo, quente, ensolarado e sem nenhuma nuvem.
Apesar de Rio Pardo ficar aqui do lado, de ter amigos que moram lá, e da cidade respirar história, eu havia ido lá apenas duas vezes: uma quando criança, e outra para visitar minha amiga Aline e fazer as tatoos.
Amei o passeio, as conversas, as pessoas, o ar, o cheiro e claro, a ótima e paciente Pri (parole, parole, parole).

Abaixo seguem algumas fotos do meu passeio com a Pri:

Essa é a antiga Escola Militar (entre 1890 e 1911), onde se formavam os "Dragões". Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra também estudaram aqui.

Hoje a edificação funciona como Centro Regional de Cultura, mas ele também foi escola preparatória para moças, foi desativado por um tempo, e posteriormente restaurado.

A construção é de 1882, e tinha como finalidade inicial abrigar a Casa de Caridade de Rio Pardo

Nesse dia tinha uma exposição de carrancas

Ela foi tombada como patrimônio histórico

Essa é a vista da janela. E essa galera era uma parte da banda que ensaiava para o desfile que vai acontecer. É a disputa entre dois exércitos.

Eu não lembro o nome do desfile, mas sei que é para o Festival dos Sonhos (sonhos de comer!!!)
Tem até balisa, bandeira, coreografia, uniforme de militar...

Rio Pardo é uma cidade de colonização portuguesa.



Desculpe por encher o post de fotos, mas adorei o lugar e principalmente a escada, como se pode notar. A energia de lá é muito legal. Vocês acreditam em física quântica? Se sim, eu toquei nos átomos de Getúlio Vargas... rsrsrs

Essa é a rua da ladeira, 1ª rua pavimentada do Brasil (segundo a história oficial). Ela foi pavimentada para a visita de D. Pedro II. Hoje apenas uma parte da ladeira permanece original, que foi tombada pelo patrimônio. De acordo com o avô da Pri, na época em que a rua era modernizada, houve grande revolta na cidade, dividindo opiniões. Um professor (aposto que era de história... rsrsr) e alguns de seus alunos iam de noite na rua e arrancavam tudo que havia sido feito durante o dia.

Essa é a ponte descrita pelo francês Auguste Saint Hilaire em
Viagem ao Rio Grande do Sul 1819-20


Aproveitamos também para ver o pôr-do-sol na antiga estação férrea. A estação é desativada, mas o trem ainda passa por lá!

Não é tão fácil andar na linha... rsrsr... foram várias tentativas até dar certo!

E tem aquela história de que a unica mulher que andou na linha o trem pegou! Tensa!!!
E reparem no cabelón, que entraria para a tesoura no sábado e foi salvo pelo convite da Pri.


PARE - OLHE - ESCUTE
E não ande como uma desesperada batendo fotos
entre os trilhos

E para fechar o post, um lanchinho no café temático (com sofazinho e mil outras frescuras lindas de querer comer para sempre lá). Os cafés tem nomes de generais! Mas não foi dessa vez que experimentei, acabei pedindo um chá que ainda não conhecia e esta torta que está a frente dele.

Ahhhh... Havia me esquecido... E olha o que eu comprei por lá!!! Rsrsrsr
Meias com a Torre Eiffel!

O dia foi maravilhoso e vimos outras coisas por lá, mas para o post de hoje é isso. A Daca também já postou sobre Rio Pardo. Quer ver? Acesse aqui.

Bjinhos...


2 comentários:

  1. Não corte seu cabelo louca!! o tamanho está bom.Quando me falou pensei que estava tipo rapunzel e ainda esta longe disso kkk bjo.=)

    ResponderExcluir
  2. Uau!

    Rio Pardo é muito legal...

    Aquela foto das escadarias do Centro de Cultura está fabulosa!!!

    =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...