Páginas

.:.

Chá dos 3

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Clube do Livro - Livro 2







Hoje de manhã terminei de ler o Livro do Clube do Livro enviado pela Maria Suzette. O livro se chama Mil Dias na Toscana.

Resumo:Há alguns anos, quando se conheceram, Marlena e Fernando se apaixonaram à primeira vista e começaram a viver uma história de amor que mais parecia um conto de fadas. Agora, decidem que chegou o momento de dar adeus a Veneza, onde tudo começou, e partem em busca de uma vida mais tranquila.

O destino escolhido é San Casciano dei Bagni, um vilarejo com 200 habitantes, fontes termais e olivais centenários. De início, Fernando está mais empolgado do que Marlena. No entanto, nesse pedaço de terra onde a Toscana, a Úmbria e o Lácio se encontram, as amizades amadurecem à mesa, em torno de refeições gloriosas regadas a vinho tinto. O que poderia ser melhor para uma chef de cozinha?

Novamente, Marlena e Fernando vivem um caso de amor à primeira vista. Dessa vez pela aldeia e pela vida no campo, pelos vinhos artesanais e pela esplêndida cozinha, pelo céu toscano e pelos sinos da igreja local. Mas, acima de tudo, pelo velho Barlozzo, que os recepciona, os adota e, aos poucos, também se apaixona por eles.

Guiados pelo “duque”, eles descobrem tabernas rústicas, onde o jantar é qualquer coisa que tenha sido colhida ou caçada naquele dia; participam da vindima; visitam festivais sazonais; catam castanhas no bosque; saem para caçar trufas e cogumelos selvagens; sobem em árvores para apanhar azeitonas, uma a uma, e depois experimentam o azeite recém-espremido sobre um pão simples de casca crocante.

À medida que o afeto entre eles vai crescendo, Barlozzo começa a mostrar suas feridas abertas e a revelar seus segredos mais profundos. Um deles tem a ver com Floriana, uma linda e agradável senhora que logo se torna amiga inseparável de Marlena.

Ambientado num dos lugares mais bonitos do planeta, Mil dias na Toscana é uma história sobre um estilo de vida simples, doces paixões, amizades e refeições compartilhadas. E, acima de tudo, é uma história de amor verdadeiro – um amor que não tem idade nem fim.

Fonte: aqui. Lá também tem o primeiro capítulo para baixar em PDF.


-----------------


O que eu achei:

O livro é muito interessante, fala de uma amor maduro, de relações que se reconstroem, da paixão pela vida.

Me senti muito empolgada com as experiências gastronômicas e até me arrisquei a fazer uma massa de espinafre, amassada no braço, esticada no rolo e cozida no fogão à lenha. Uau. Essa sou eu! Rsrsrs. Acho que também começarei a tomar mas vinho!

Essa é uma história real, então passa essa sensação de... realidade... rsrsrs... de possibilidade. Inclusive me choquei quando vi uma foto da Marlena, a autora carinhosamente chamada de Chou. Não era nada parecida com a Chou da minha imaginação. E é muito estranho uma personagem viva, real, que se pode efetivamente tocar.

Estava com muita expectativa sobre esse livro porque confundi com o 'Sob o sol da Toscana'. Mas a empolgação continuou assim mesmo, porque gosto de histórias.

Mil Dias na Toscana não é um livro empolgante, daqueles que não se vê a hora de ler a página seguinte. Não é um livro superficial, que se pode ler correndo. Não é um livro para impacientes, se o objetivo é aprender alguma coisa com ele. Ele é, sim, um livro para ser degustado, assimilado, digerido aos poucos. Diria até que é um pouco filosófico, pois trata sobre muitas questões da vida. É trabalho de carpintaria. É como alguém que se aprende a gostar com a convivência.

Penso que cada livro chega para nós no momento certo, de acordo com o que estamos preparados para aprender e prontos para experenciar.

Para mim esse livro veio em um momento muito legal. Me oportunizou ver as coisas sob um novo ponto de vista, aprender com as experiências dos personagens.

Se no 1º livro aprendi a me perdoar, perdoar erros passados e seguir em frente, nesse aprendi a levar a vida com mais leveza, entender que as tristezas também são zonas de conforto, que a vida pode ser mais simples e alegre, que a comida é um ritual importante de vida e de amor, que as vezes é preciso amar as pessoas do jeito que elas precisam ser amadas e não do jeito que eu preciso amá-las.

Minha amiga Pri disse que notou a diferença em mim, e que por extensão também estava aprendendo. Finalmente entendi que a felicidade pode ser opção. Escolhi ser feliz.

Bjinhos...

1)Livro 1: Atitude

2)Livro 2: Mil dias na Toscana



3 comentários:

  1. Também acho que os livros chegam nas nossas mãos no momento certo! Percebo diversas situações de sincronicidade quando o assunto são livros!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Caramba, vc já leu o livro e ainda nem recebi o meu. :( Pra variar sou sempre a última a receber. Estou tão tristinha. :(
    Mas vou me reerguer com esse pensamento:

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho." (Gandhi)
    Abraços e ótimo final de semana.
    S2!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Esse será o meu próximo rsrsr, impossivel degustar um livro nesse clube, até agora só engoli (ENTENDA), espero poder gostar dele! gosto de livros que contam histórias verdadeiras.
    Adorei saber um pouco dele e do q achou, bjo.

    *só agora q vi :/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...