Páginas

.:.

Chá dos 3

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Canto da pipoca - Narradores de Javé


Minha dica de filme é Narradores de Javé! (Não faz essa cara só porque o filme é brasileiro!!!)

A maior parte dos filmes brasileiros tem um estilo mais dramático, mas esse, apesar de tratar de um assunto importante, é muito leve e divertido.
O pano de fundo é uma cidade (Javé) que se tornará represa. Quando uma cidade ou qualquer outro território se torna represa, é preciso fazer vários estudos, entre eles, de arqueólogos e historiadores.
Muitos podem ser os motivos para que uma cidade não vire represa, sendo um deles a possibilidade de tombar alguma coisa ou a própria cidade como Patrimônio Histórico.
Os moradores de Javé não sabem ler ou escrever, mas sabem que se houver algum documento "científico" comprovando que a cidade deve ser tombada como patrimônio histórico, haverá uma chance da cidade não virar represa.
Na cidade há apenas um morador que sabe ler e escrever, o carteiro Antônio Biá, Carteiro e mentiroso. Não havendo outra saída, os moradores pedem que Biá escreva uma história científica sobre a construção de Javé, e é aí que começa a confusão.
São tantas as versões apresentadas e nenhuma comprovação científica. Todos os moradores tem uma história contada por algum parente sobre a fundação da pequena Javé., ou seja, são todos narradores dessa história. Um belo exemplo de construção da história oral.
Os diálogos são divertidíssimos e Antônio Biá é uma figura cheia de frases feitas.
Um filme para assistir com a família, mesmo para quem não gosta de História.

Abraçosssssssss


Porque uma coisa é o fato acontecido. Outra coisa é o fato escrito.

3 comentários:

  1. Adoro filmes brasileiros, principalmente depois da grande evolução que tivemos nos últimos tempos.
    Anotei sua sugestão... vou tentar encontrar por aqui.
    Tenha um ótimo final de semana
    Muita luz e paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Filme nacional é sempre bom, mas esse nao conhecia.
    O último nacional que assisti foi Assalto ao Banco Central. Muito bom. Achei um pouco de exagero as cenas de sexo, não precisava tanta realidade! Tudo tende a ser apelativo, e os temas da atualidade são esses mesmos, sexo e suas tendências. Dá grana!
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...