Minha dica de filme é Narradores de Javé! (Não faz essa cara só porque o filme é brasileiro!!!)
A maior parte dos filmes brasileiros tem um estilo mais dramático, mas esse, apesar de tratar de um assunto importante, é muito leve e divertido.
O pano de fundo é uma cidade (Javé) que se tornará represa. Quando uma cidade ou qualquer outro território se torna represa, é preciso fazer vários estudos, entre eles, de arqueólogos e historiadores.
Muitos podem ser os motivos para que uma cidade não vire represa, sendo um deles a possibilidade de tombar alguma coisa ou a própria cidade como Patrimônio Histórico.
Os moradores de Javé não sabem ler ou escrever, mas sabem que se houver algum documento "científico" comprovando que a cidade deve ser tombada como patrimônio histórico, haverá uma chance da cidade não virar represa.
Na cidade há apenas um morador que sabe ler e escrever, o carteiro Antônio Biá, Carteiro e mentiroso. Não havendo outra saída, os moradores pedem que Biá escreva uma história científica sobre a construção de Javé, e é aí que começa a confusão.
São tantas as versões apresentadas e nenhuma comprovação científica. Todos os moradores tem uma história contada por algum parente sobre a fundação da pequena Javé., ou seja, são todos narradores dessa história. Um belo exemplo de construção da história oral.
Os diálogos são divertidíssimos e Antônio Biá é uma figura cheia de frases feitas.
Um filme para assistir com a família, mesmo para quem não gosta de História.
Abraçosssssssss
Porque uma coisa é o fato acontecido. Outra coisa é o fato escrito.
Adoro filmes brasileiros, principalmente depois da grande evolução que tivemos nos últimos tempos.
ResponderExcluirAnotei sua sugestão... vou tentar encontrar por aqui.
Tenha um ótimo final de semana
Muita luz e paz
Abraços
TANARA TEM SELINHO P VC NO BLOG =)
ResponderExcluirFilme nacional é sempre bom, mas esse nao conhecia.
ResponderExcluirO último nacional que assisti foi Assalto ao Banco Central. Muito bom. Achei um pouco de exagero as cenas de sexo, não precisava tanta realidade! Tudo tende a ser apelativo, e os temas da atualidade são esses mesmos, sexo e suas tendências. Dá grana!
bjs