Páginas

.:.

Chá dos 3

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Eu indico: Maurício Ianês




A minha indicação de hoje é o artista Maurício Ianês.

Conheci seu trabalho através da polêmica performance na Bienal de 2008, em São Paulo, quando viveu no salão da Bienal do dia 04 ao dia 16, dependendo das doações de estranhos.

A performance, chamada “Sem Título - A Bondade de Estranhos” iniciava com um Maurício nu, perambulando pelos corredores, sem comunicação verbal, dependendo das doações de roupas e comida, dormindo no salão e tomando banho lá mesmo. Ou seja, dependendo totalmente da bondade de estranhos.

O nome da performance, pelo que vi em uma entrevista, deriva de uma fala da peça Uma Rua Chamada Desejo, de Tennessee Williams:- “Eu sempre dependi da bondade de estranhos”

Além de ser artista plástico, ele também é stylist (colaborando com várias criações de artistas como Walter Rodrigues e Alexandre Herchcovitch).

E na Galeria Vermelho já fez outras performances igualmente bacanas, mágicas e irônicas, como a “Permanecendo em Silêncio” (2003). O artista colocou duas cadeiras simples, sentou em uma delas, deixando a outra vazia. Nas mãos, um bloco de papel de carta em branco. No rosto, nenhuma expressão. Chegou até a raspar a sobrancelha pra eliminar qualquer sinal de emoção. A pessoa sentava e ele entregava um papel e permanecia ali, em silêncio, imóvel. 7 dias, durante 7 horas. Na parede, um diário dele com os papéis deixados pelo público.






No vídeo Sussurando (2006) – se alguém achar me passa? - ele aparece dizendo coisas para uma árvore, e que não se ouve o que ele está dizendo.






Em outra, ele se apresentou na Galeria Vermelho com a performance "Zona Morta", onde permaneceu deitado no chão com o corpo coberto apenas de purpurina dourada.


Em junho o Maurício Ianês fez outra performance. Acesse aqui para saber mais.




"Eu era a projeção da necessidade das pessoas, que me viam com uma carga religiosa, como se eu apontasse o caminho da vida", descreve Ianês. "Isso mostrou muito a carência de todo mundo, entendi porque os best-sellers acabam sendo sempre livros de auto-ajuda."














Também gostou do Maurício Ianês, um dos meus queridinhos?
Então acessa aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui para ver alguma de suas entrevistas ou assuntos relacionados a ele.

Bjinhos...



Um comentário:

  1. Oi Tatá, obrigada pela visita no blog..to aqui escutando a música que vc me passou!
    Gente..e que coisa mais doida né..viver no salão da bienal durante 12 dias dependendo dos outros..
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...