Páginas

.:.

Chá dos 3

quarta-feira, 27 de julho de 2011

às Traças - A garota das Laranjas


Em uma semana em que além da morte da Amy Winehouse, os holofotes também estão voltados para Oslo, venho indicar um livro que pensei em postar na semana passada, e que se passa boa parte justamente em Oslo.

Segue o resumo escrito no próprio livro:

Sinopse: Georg Roed mal conheceu o seu pai, Jan Olav, que morreu de uma doença incurável quando o garoto não tinha nem 4 anos de idade. Porém, uma longa carta de despedida, escrita pelo pai poucos dias antes de sua morte, dá início a uma comunicação entre o presente e o passado. Na carta, que durante 11 anos ficou escondida no forro de um velho carrinho de bebê, Jan Olav se dirige a um Georg adolescente, mais apto a entender alguns assuntos que uma criança pequena não compreenderia. O garoto, ao ler as palavras do pai, descobre afinidades secretas que tinha com ele: uma certa curiosidade filosófica, o interesse pelas fotos tiradas pelo telescópio Hubble, e o olhar atento para o universo. Em meio a reflexões e perguntas, Jan Olav conta ao filho uma história real, acerca de uma personagem misteriosa: a garota das laranjas, desconhecida que surge por acaso pelas ruas de Oslo levando sempre nas mãos um saco enorme de laranjas, e que suscita um amor instantâneo e uma série de perguntas sem resposta na imaginação do jovem Jan Olav.

O que eu achei: Adorei o livro. Ele é pequeno, a leitura é leve e fica a vontade de tentar descobrir de uma vez o mistério da garota das laranjas (e a garota das laranjas é muito legal!).
Também é lindo o diálogo entre pai e filho através do tempo, e a história de amor que ele vive com a garota das laranjas. Descobrimos junto com Georg tudo o que aconteceu, suas dúvidas, seus pensamentos e a conexão perdida com seu pai. E também como o pai recebeu a notícia de sua morte anunciada e o que ele fez em função disso.
Li uma crítica dizendo que a narrativa do pai soava piegas. Não sei se concordo. Talvez seja. Mas é fato que gostei, que mais uma vez chorei (e já estou me emocionando de novo agora, preciso ler livros que me façam rir também!) pois a história me comoveu e me fez pensar na pergunta deixada pelo pai ao filho:

- Qual seria a sua decisão se você tivesse a possibilidade de escolher? Optaria por uma vida breve aqui na Terra, para depois de poucos anos separar-se de tudo e nunca mais voltar? Ou diria "não, obrigado"?

E também me fez querer conhecer Oslo! E querer que essa história tivesse um final diferente.

Se você também quer conhecer a garota das laranjas, acesse aqui.

Perguntem aos seus pais como eles se conheceram. Pode ser que eles contem uma historia interessantíssima. Se não tiverem certeza de que eles vão contar exatamente a mesma história, perguntem a cada um separadamente.
E não se surpreendam se eles ficarem sem jeito no começo. É assim mesmo. Esses contos de fada sobre os quais nós acabamos de conversar nunca são perfeitamente iguais, mas agora eu percebo, pouco a pouco, que todo conto de fadas tem regras mais ou menos rígidas, que tornam difícil falar neles. Talvez vocês devam tentar contorná-las. Nem sempre é fácil tomá-las ao pé da letra, e existe uma coisa que a gente chama de “tato“.
Quanto mais minuciosa for a história, tanto mais dá nos nervos ouvi-la, pois bastava alterar um pequeno detalhe para que o final fosse totalmente diferente, para que vocês não tivessem nascido. Aposto que há milhares e milhares de ínfimos pormenores que teriam modificado absolutamente tudo, e vocês não teriam tido a menor chance.
Ou, para citar o meu inteligentíssimo pai: a vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. “


Vi aqui que há um filme chama "A garota das laranjas", e que parece ter sido lançado somente na Noruega. Seguem algumas imagens:






Um comentário:

  1. Tatá , linda..
    Acho que temos mais coisas em comum...
    Eu amo esse livro...aliais viciada assumida no autor...
    Vc já leu o dia do Coringa? Pra mim é a obra prima dele...
    Vou ver se acho o filme, não sabia q existia
    Um beijoo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...