Páginas

.:.

Chá dos 3

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Elas viraram música


Mariana Kupfer


Hoje é quarta-feira do sofá, então falemos de amor.

Acho que só comigo certas coisas acontecem... rsrsrs... estou a trabalhar e digitar, quando olho pela minha janela e vejo dois rapazes cantando e tocando violão. Estava resolvida por fazer uma postagem sobre Romeu e Julieta, mas diante da "serenata", resolvi falar sobre música e amor.

Quantas namoradas ou amores não correspondidos viraram música? o Sem Tédio listou os 10 nomes de mulheres que viraram música e eu repasso aqui a pesquisa deles:

1 - Anna Júlia - Los Hermanos
Provavelmente a música de maior apelo popular do Los Hermanos. Lançada em 1999, Anna Julia foi sem dúvida uma das canções mais repetidas nas rádios brasileiras no início dos anos 2000. Composta por Marcelo Camelo, foi escrita baseada na história de um amor não correspondido de um amigo do cantor. O sucesso chegou a incomodar os integrantes do grupo, que defenderam ser mais do que uma banda de um hit só. No entanto, a música chegou até mesmo a ganhar uma versão do ex Beatle George Harrison.

2 - Carolina - Seu Jorge
Gravada em 2001 no cd Samba Esporte Fino, a Carolina de Seu Jorge demorou para se tornar conhecida. O sucesso da “menina difícil de esquecer” chegou mais tarde e trouxe consigo uma série de processos sobre os direitos autorais da música. O cantor se recusa a falar sobre a possibilidade de plágio, enquanto dois compositores brasilienses defendem que a musa inspiradora é a namorada de um deles. Confusões legais à parte, a canção se tornou sucesso principalmente depois de uma parceria com uma outra (Ana) Carolina, em 2005.

3 - Dani - Biquini Cavadão
Cantar Dani do Biquíni Cavadão é o equivalente a apertar a tecla F. Bem mais do que um nome de mulher, a canção é como gritar ao mundo uma busca pela liberdade. Composta por Carlos Coelho, integrante da banda e por Manno Góes do grupo Jammil, em 2005, a fonte de inspiração foi uma funcionária do Jardim Botânico, que comemorava seu aniversário. Mas quem acabou tomando a música para si foi mesmo Dani Monteiro, que ajudou a canção a se popularizar nas manhãs de domingo com seu programa Caminhos de Aventura.

4 - Ângela - Raul Seixas
Raul Seixas estava em meio a altos e baixos em sua carreira quando declarou sua sede de Ângela. Sua quarta companheira, mais conhecida como Kika Seixas, serviu de inspiração para uma música de poética conotação sexual. Lançada no álbum Abre te Sésamo de 1980, a canção não conseguiu alcançar grande sucesso, já que dividia espaço com o censurado “Rock das Aranhas”, composto no mesmo final de semana que Ângela e com Aluga-se, primeiro single do cd e que foi regravada pelos Titãs no final dos anos 90.

5 - Camila - Nenhum de Nós
É surpreendente o número de pessoas que nunca parou para pensar em quem é a Camila do Nenhum de Nós. Considerada um hino contra a violência à mulher, o refrão grudento e fácil contribuiu para que o real significado se perdesse para a maioria das pessoas. Thedy Côrrea, compositor da música já declarou que sua inspiração veio de uma situação de abuso que acompanhou de perto e que cantar sobre isso foi uma decisão arriscada. “Aqui é mais confortável fazer letras que estimulem o sexismo ou utilizem violência como ingrediente.”

6 - Fátima - Capital Inicial
A Fátima cantada pelo Capital Inicial e composta por Renato Russo, nos anos 80, época do extinto Aborto Elétrico, não fala de uma mulher qualquer. A canção traça paralelos entre a realidade do mundo, suas guerras e os segredos de Fátima, que teriam sido revelados a três crianças em Portugal. Tendo a questão religiosa como pano de fundo, a música gerou e ainda gera discussões sobre sua temática, seja ela em defesa da fé ou do ateísmo. Seu sucesso aconteceu em 1986 e ganhou novamente às rádios com a regravação acústica, em 2000.

7 - Sônia - Léo Jaime
Se Raul Seixas usou a conotação sexual de maneira velada, Léo Jaime deixou as sutilezas de lado e foi direto ao ponto. A letra proibida de Sônia é de dar inveja aos funks mais politicamente incorretos da atualidade. Escrita inicialmente como uma homenagem a uma paixão adolescente, a versão original da canção ganhou contornos explícitos depois que a jovem deixou o cantor falando sozinho. Lançada em 1983, no cd Phoda C, a canção foi censurada. Essa censura se tornou anos mais tarde, inpiração para outra música com nome de mulher, Solange.

8 - Sílvia - Camisa de Vênus
Falando em politicamente incorreto, impossível não lembrar de Camisa de Vênus e sua Sílvia. Longe de ter composto a mais romântica das canções, Marcelo Nova recebeu inúmeras acusações sobre a maneira como cantou sobre a moral duvidosa da mulher que desconfia traí-lo. Na primeira vez em que a interpretou, o cantor viu o público agregar um ousado “piranha” em meio ao refrão, e adotou a palavra como parte oficial da música. Mesmo fugindo do padrão imposto pela moral, Sílvia se tornou um clássico do rock destemido.

9 - Janaína - Biquini Cavadão
Se Dani é liberdade, Janaína é rotina. Uma empregada doméstica de 60 anos deu a Bruno Gouveia do Biquini Cavadão a inspiração para falar do desgastante dia a dia das mulheres que precisam sair de casa antes do amanhecer para trabalhar. O jogo de palavras da música e o nome Janaína surgiram em meio ao trânsito e embora tenha alcançado o sucesso em 1998, a canção quase ficou de fora do cd, ganhando força apenas depois da criação da melodia e da participação do sax de George Israel, do Kid Abelha. A música foi regravada em 2005 e 2007.

10 - Carla - Ls Jack
Para fechar a lista, a Carla de Ls Jack, nas palavras de uma Carla. Ter uma música com seu nome é uma coisa legal. Mas por uns dois meses. Depois disso é só aquilo que todo mundo lembra de cantar quando você passa. Escrita por Marcus Menna, em homenagem a sua esposa na época, a canção ganhou o rádio e se tornou rapidamente no hit do ano de 2002. Seu sucesso aconteceu em parte por causa da possibilidade de substituir o nome em questão por qualquer outro. Recentemente uma dupla sertaneja fez uma regravação, que teve pouca repercussão.

Fonte: Sem Tédio


2 comentários:

  1. Nossa que legal. Só faltou vc falar sobre a música Beatriz de Chico Buarque. Mas tudo bem :) Bjs...ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Beatriz, bom ver você por aqui!!!

    Tu vai achar que é bobagem, mas pensei a mesma coisa!!!

    Adoro a música Beatriz do Chico e tenho várias versões dela, até com a Ana Carolina. Estou na mega correria essa semana, tirei 5 minutos pra fazer a postagem... e até pensei em incluir o meu gosto pessoal, mas como sou apaixonada por Chico Buarque oportunidades de prestigiá-lo e ao teu nome não faltarão.

    Bjusssssssss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...