Páginas

.:.

Chá dos 3

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ela é historiadora


Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima é uma ambientalista ,historiadora, pedagoga e política brasileira nascida no Acre. Pobre, analfabeta, com 11 irmãos e vivendo no seringal, sofreu com várias doenças advindas da falta de estrutura e saneamento básico, doenças essas que também a fizeram perder sua mãe e alguns irmãos.

Pobre e moradora da área rural foi para a cidade tratar de uma hepatite e se alfabetizou no Mobral aos 16 anos de idade. Depois de formada ingressou na universidade federal do Acre, formando-se em história aos 26 anos.

Ingressou no (PRC), Atuou como professora na rede de ensino secundário e engajou-se no movimento sindical. Foi companheira de luta de Chico Mendes e com ele fundou a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Acre. Exerceu vários postos políticos, combatendo privilégios e benefícios financeiros, criou inúmeros projetos lei, defendeu ferozmente a preservação da natureza e a conservação de terras indígenas demarcadas.

Quando ministra do meio ambiente enfrentou muitos conflitos, inclusive tendo divergências com a atual presidente Dilma Roussef.

Em 2008 Marina Silva entrega sua carta de demissão, em 2009 se desfilia do PT e em 2010, após ingressar no Partido Verde, anuncia sua candidatura à presidência.


* E segundo minha amiga Tássia, ela foi eleita pela ONU uma das dez pessoas que poderiam salvar o planeta!


E Tássia... eu também votei nela!

Um comentário:

  1. Simplesmente adoro ela. Por mim ela é que seria presidenta!!!
    Tu esqueceu de colocar ai também que ela foi eleita pela ONU uma das 10 pessoas que poderiam salvar o planeta!!!
    Pouca coisa né?
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...