Páginas

.:.

Chá dos 3

terça-feira, 29 de março de 2011

Pesquisas sobre Preconceito

De acordo com o editor do vídeo, os psicólogos americanos Mamie e Kenneth Clark fizeram esse teste em 1947.

Fonte: O Buteco da Net




Olhos Azuis

Fonte: Esse mesmo texto está em muitos sites. Não sei de quem realmente é a autoria, mas tirei desse link aqui. O vídeo vi na faculdade, há alguns anos atrás.

Pesquisa

Uma dinâmica de grupo (ou workshop) idealizada por Jane Elliot no fim dos anos 60, quando foi aplicada em forma de exercício na escola onde lecionava. Ganhou um prêmio Emmy. “Olhos Azuis” (Blue Eyed) mostra como o preconceito pode ser gerado, enraizado e multiplicado, numa pessoa ou grupo, até que se torne real, gerando discriminação, baixa auto-estima.

Como uma pessoa (ou grupo) pode ser mantida num estado de inferioridade e desvantagem; com a sociedade construindo e perpetuando “ferramentas” para isso. Aqui, a discriminação baseada na cor dos olhos (azuis), espelha o que ocontece em nosso cotidiano. Na palestra, as pessoas com olhos azuis recebem os rótulos negativos usados contra mulheres, negros, homossexuais, deficientes, judeus… Blue Eyed é um documentário incrível, indispensável, impactante, forte. Que sirva de lição.

Parte 1 (Você pode encontrar outros vídeos sobre o assunto no You Tube)



“Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dados aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (…) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros.”

Jane Elliot



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...