Páginas

.:.

Chá dos 3

quarta-feira, 9 de março de 2011

E isto é o Carnaval!


Não gosto de Carnaval, é eu sei, que coisa feia dizer isto, mas é, Eu não gosto de Carnaval! Bom, ao menos deste dito carnaval que se tem “comemorado” nos dias de hoje, principalmente aqui no Brasil.

Pergunte a qualquer um dos foliões de norte a sul do Brasil, o que realmente significa o Carnaval, você iria se surpreender com as respostas.  Poucas ou nenhuma pessoa lhe daria o sentido real e histórico do festejo.

É amigos, o carnaval, hoje é realmente a Festa da Carne e dos Prazeres. Cadê mais jovens, arrisco-me a dizer, crianças, se tornam fuliões da festa. A bebida é sem fim, o que culmina no vai e vem das ambulâncias, que pude ver pessoalmente neste último feriadão de carnaval. As mulheres ou meninas ou ainda gurias, não se dão mais ao respeito, quanto mais do corpo estiver a mostra melhor, entre abadas de blocos e fantasias (mais inspirada em sensualidade do que em brincadeiras), maquiagens pesadas, vocabulário pobre de significado e claro, um corrida para ver quantos, “gatos” elas pegam. Já os guris, bom neste lado é mais fácil, quantas latinhas de “ceva” você toma antes de ter um troço e qual seu Score, sim sua pontuação, de quantas mulheres você beijou, ficou ou transou no período.
Ou seja, distribuição de preservativos nas festas não é por acaso, e nem como alguns pensam para incentivar o ato, mas sim para proteger as pessoas, já que vai acontecer mesmo, que seja seguro!

Este carnaval Eu realmente não gosto, mesmo!

O Carnaval ou “carnis valles” que realmente significa deleite dos prazeres da carne, tinha um significado religioso e reflexivo. Era o festejo que se iniciava 3 dias antes da quarta-feira de cinzas, dia no qual se iniciava a quaresma (contagem de 40 dias antes da páscoa), então eles festejavam com muita comida e bebida e bailes onde as pessoas usavam fantasias, mascaras ou roupas de gala. Tal festa acontecia, pois no período da quaresma se fazia o jejum até o nascimento de cristo. Esta festa foi instituída pela Igreja Católica por volta do século XI. A terça - feira de carnaval era chama de terça-feira gorda ou Mardi Grass.
O carnaval como o conhecemos, com desfiles de rua e fantasias elaboradas é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Paris foi o modelo carnavalesco principal de exportação para o resto do mundo.

Penso que deveria ser muito suntuoso, os bailes de carnaval da antiguidade, como Veneza e seu famoso baile de mascara. Mas como não posso voltar no tempo, prefiro festejar o carnaval no meu intimo ou com amigos que também não são muito ligados no festejo. Jantar fora, tomar chimas e fofocar, passear, olha um filme e claro descansar, no meu caso estudar também, aproveitar a folga no trabalho.

Confesso, porém, que gosto e muito dos desfiles das Escolas de Samba, com seus sambas enredo, carros alegóricos e fantasias gloriosas, claro sempre exaltando a sensualidade, mas néh tudo bem, é um traço dos povos latinos, sensualidades exacerbada.

Bjus e  bom começo de Ano!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...