Páginas

.:.

Chá dos 3

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Segurança no trânsito


Hoje quero falar de uma questão muito séria, o trânsito. Na quinta-feira saí em viagem para a festa de final de ano e na estrada, no trecho entre Vale do Sol e Candelária, presenciei um acidente envolvendo um carro com capotagem. Sabe aquelas cenas de filme onde você vê o carro voando e caindo? Pois bem, foi assim, quando a poeira levantou tive certeza de que era um acidente e fiquei surpresa com a solidariedade das pessoas que estavam trafegando naquele momento e que também presenciaram o acidente. Imediatamente os carros ligaram os alertas e começaram a parar para tentar socorrer as vítimas. Nós demoramos um pouco para conseguir estacionar o carro e assim que paramos desci para auxiliar, afinal de contas foi para cuidar das pessoas que me formei. Chamei a SAMU dei as devidas orientações sobre o sinistro, foi quando falando com a atendente verifico que ao meu lado estava um rapaz que começou a me auxiliar nas informações e com uma linguagem técnica da área da saúde. Quando terminei a ligação descobri que ele também era um profissional da saúde e uma pessoa muito tranqüila. Juntos, atendemos o menino (um dos três tripulantes do carro) até que chegou a ambulância. Foi minha primeira ocorrência de auxílio real a trauma e pude ter o auxílio de um médico muito camarada de Porto Alegre. Passado o ocorrido, cai a ficha e você começa a ver as coisas com mais clareza. Foi quando percebi que é nata a reação de um profissional da área da saúde. Liga um plugue e os conhecimentos adquiridos vêm de súbito a mente e você vai realizando o atendimento como deve. É incrível! 
De tudo isso ficou o seguinte, (1) as pessoas ainda são solidárias, e eu ainda quero falar sobre isso com vocês porque tem de se ter cautela ao socorrer vítimas de trauma, seja ele qual for, em função de lesões da coluna vertebral. (2) É importante a utilização do cinto de segurança (todos estavam de cinto senão teriam sido arremessados para fora do carro). (3) Mantenha a calma e sempre procure por alguém que saiba atender esse tipo de ocorrência (não são somente os profissionais de saúde que sabem o que fazer, os militares costumam ter treinamento de primeiros socorros, assim como os vigilantes, os técnicos de segurança do trabalho bem como outros profissionais), pergunte! (4) A satisfação de saber que tudo deu certo é impagável, saber que de alguma forma você ajudou corretamente as pessoas é inexplicável.
Bem, fica a dica, cuidem-se e cuidem dos outros porque o trânsito é violento e nossas vidas são preciosas. Sempre pensamos que as coisas não acontecerão conosco, mas todos estamos expostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...